Programa ligado ao PBQP

Sobre o PSQ

Sobre o PSQ – Tintas Imobiliárias

Criado pela ABRAFATI em 2002, o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias integra o PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat, ligado ao Ministério das Cidades), e tem o propósito de manter a conformidade segundo as normas técnicas brasileiras das tintas imobiliárias.

O objetivo, além de prover o mercado com produtos de qualidade é o desenvolvimento da indústria de tintas imobiliárias no Brasil.

Nestes 15 anos de existência, o PSQ – Tintas Imobiliárias contribuiu para o aprimoramento dos produtos e o ordenamento do mercado. Mais de 30 normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicadas, criaram regras e definiram parâmetros científicos de avaliação das tintas imobiliárias.

Para essas definições, foram analisadas mais de 17 mil amostras e realizados mais de 44 mil ensaios de desempenho, para incentivar e embasar as ações para a melhoria da qualidade. E o resultado direto do programa é que mais de 90% do volume de tintas imobiliárias vendidas no Brasil são avaliados nos requisitos mínimos de qualidade, criando uma isonomia competitiva no mercado de tintas.

E esse percentual só aumenta, pois a cada ano, novos fabricantes ingressam no programa. Em 2002, seis empresas participavam do PSQ-Tintas Imobiliárias, buscando padrões de conformidade, e hoje, 35 empresas participam do programa, sendo que estas respondem por 85% da produção brasileira e se enquadram nos padrões de qualidade exigidos hoje.

Do mesmo modo, o grau de exigência por mais qualidade é crescente entre consumidores, fabricantes de matérias-primas, fornecedores, revendedores, especificadores, pintores, associações de classe, órgãos de financiamento imobiliário e responsáveis por licitações.

Desde sua criação, o PSQ-Tintas Imobiliárias se tornou referência e permitiu um ordenamento do mercado com o desenvolvimento de Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), garantindo tintas de qualidade.

Quem faz o PSQ – Tintas Imobiliárias

A ABRAFATI, como Gestora Institucional tem a responsabilidade de administrar o programa e divulgar o PSQ e seus resultados, cabendo a ela o credenciamento e descredenciamento das empresas e atuação firme no combate à não conformidade intencional.

Há também a Gestora Técnica, que serve de apoio ao Gestor Institucional, e à qual cabe a execução de auditorias e informação sobre o credenciamento ou descredenciamento de empresas, bem como as empresas que atuam em não conformidade intencional.

Essa base também é composta de um Laboratório Institucional, que realiza ensaios sobre as amostras dos produtos auditados, utilizando as Normas Técnicas de Referência do Programa para elaborar os laudos técnicos.

Para completar, há os Fabricantes de Tintas Imobiliárias, que devem garantir a produção e fornecimento de produtos que estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos.